Apresentação
Quem somos
A Associação de Amigos do Parque e Museu do Coa (ACOA) pretende contribuir para a salvaguarda, estudo, divulgação e valorização do património do Vale do Coa. São seus objectivos consolidar a ligação entre as comunidades e o seu património, criar públicos, contribuir para a divulgação da arte do Coa património mundial e para a valorização do património material e imaterial da região.
 
A investigação desenvolvida no Parque Arqueológico do Vale do Coa (PAVC) foi revelando uma riqueza patrimonial, em especial no domínio da pré-História antiga, mas também da Idade do Ferro, sem paralelo em território nacional: o mais importante núcleo mundial de arte rupestre paleolítica ao ar livre, contextualizado por vestígios de habitat datáveis do Paleolítico superior - fundos de cabana, artefactos, fauna caçada e consumida - que o convertem num repositório documental sobre a mais antiga Humanidade.
O Museu do Coa veio permitir o acolhimento de um número mais elevado de visitantes, ajudando à contextualização arqueológica da arte do Coa, facilitando um melhor entendimento do autêntico museu de ar livre que é o próprio vale, onde os núcleos de arte rupestre classificados como Património Mundial se estendem por mais de 17 quilómetros em ambas as margens do rio e em alguns dos vales adjacentes.

A razão pela qual nos agregamos numa associação com este fim decorre de ser nosso entendimento que importa a conjugação de esforços para que o património do Coa ganhe a visibilidade que lhe é devida, em primeiro lugar nos territórios mais próximos e mais envolvidos, mas igualmente junto dos cidadãos do mundo. Património Mundial é isso mesmo: um património a ser conhecido, percebido, fruído e defendido por todos nós.


   

Créditos das fotografias: António Martinho Baptista